No dia 18 de outubro a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vitimas de Trafico de Seres Humanos, lançou campanha de sensibilização e prevenção de tráfico de seres humanos.
Cartaz da Campanha
O Tráfico de Seres Humanos é um crime contra a liberdade pessoal e quem o comete recruta, transporta, alberga e recolhe pessoas, com a finalidade de as explorar.
Todos nós – enquanto cidadãos e potenciais vítimas deste crime – podemos ser intervenientes, ao invés de espectadores, no processo de dissipação deste fenómeno atroz.
Ao apoiar na divulgação do nosso cartaz, já estará a dar o primeiro passo na intervenção perante esta realidade!
Causas para o TSH
As causas para o Tráfico de Seres Humanos (TSH) são, essencialmente, a pobreza, a marginalização, a exclusão social e económica, as desigualdades sociais e de oportunidades, as assimetrias entre países (e.g.: desigualdades na taxa de crescimento económica que conduzem a diferentes níveis de desenvolvimento entre países), a discriminação, os reduzidos níveis de escolaridade, a corrupção e os conflitos armados.
Todas estas situações de vulnerabilidade acabam, assim, por potenciar as mais variadas formas de exploração.
Segundo o OTSH, entre 2008 e 2019, foram sinalizadas 1721 vítimas em Portugal. Com base nos dados fornecidos pela ONU, o TSH origina, por ano, uma quantia de 24 mil milhões de euros e mais de 2,4 milhões de vítimas!
Mecanismos de denúncia
Caso suspeite de uma situação de Tráfico de Seres Humanos, ocorrida em território nacional, pode entrar em contacto com uma das entidades apresentadas.
ATENÇÃO: Quando viajar para o estrangeiro, anote os contactos das entidades que prestam auxílio a vítimas de TSH nesse país!