Objetivos e temas Pré-Escolar
Ao longo da frequência do ensino Pré – Escolar é desejável que as crianças possam:
Aumentar e consolidar os conhecimentos sobre:
- As principais componentes do corpo humano e da sua originalidade em cada sexo
- Os papéis sexuais e das necessárias excepções
- Os mecanismos básicos da reprodução humana, compreendendo os elementos essenciais acerca da concepção, da gravidez e do parto;
- Os cuidados necessários ao recém-nascido
- As diferentes relações de parentesco e de tipos de família
- A adequação das várias formas de contacto físico nos diferentes contextos de sociabilidade
Desenvolver atitudes de:
- Aceitação das diferentes partes do corpo e da imagem corporal
- Aceitação da sua identidade sexual
- Relativização dos papéis de género
- Valorização das relações afectivas com a família e com os amigos
- Valorização das relações de cooperação e interajuda
- Aceitação dos direitos dos outros em decidir sobre o seu próprio corpo
Desenvolver competências para:
- Expressar opiniões e sentimentos pessoais
- Comunicar acerca de temas relacionados com a sexualidade
- Cuidar, de modo tendencialmente autónomo, da higiene do seu corpo
- Actuar de modo (crescentemente) assertivo nas diversas interacções sociais, envolvendo familiares, amigos, educadores, colegas e desconhecidos
- Adequar as várias formas de contacto físico aos diferentes contextos de sociabilidade
- Procurar ajuda em situações em que se sinta injustiçada, abusado ou em perigo (com aplicabilidade para as situações de abuso, mas devendo ser abordado de modo amplo).
(Adaptado a partir dos objectivos definidos para as crianças do 1º Ciclo do EB em Ministérios da Educação e da Saúde e Associação para o Planeamento da Saúde (2000) Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras, Lisboa, Ministérios da Educação e da Saúde. pp. 67-9)