A criança até aos 3 anos
O recém-nascido
O bebé cresce e vai desenvolver-se a um ritmo que é só dele. Aos poucos, a mãe e o pai vão aprendendo a conhecer o seu filho, ao mesmo tempo que o bebé os vai conhecendo também.
Algumas características
- Dorme cerca de 20 horas por dia.
- Ainda só vê a cerca de 25 cm de distância.
- As mãos estão a maior parte do tempo fechadas e agarram-se com força aos dedos do adulto.
- A única forma de se expressar é pelo choro.
- Tem um espaço no alto da cabeça, chamado de moleirinha ou fontanela, apenas coberto com a pele do bebé. A moleirinha deve fechar entre os 12 e os 18 meses de vida do bebé.
- Tem geralmente as mãos frias, mesmo que não tenha frio. Percebe-se melhor se precisa de agasalho, pela temperatura das pernas, dos braços e do pescoço.
O bem estar do recém-nascido
Um ambiente calmo e limpo
- Deve dormir num espaço com uma temperatura entre os 20º e os 22º C.
- Se necessário deve vestir-se mais roupa no bebé isto porque também não é adequado colocar muita roupa de cama por cima do bebé por causa do risco de sufocar.
- Ter junto de si objetos fofos, cores suaves ou música de embalar.
- Não estar demasiado agasalhado nem muito à fresca. Mesmo no Verão o bebé deve ter sempre uma camisola interior.
- É importante sentir-se aconchegado.
As primeiras roupas
- Devem ser 100% algodão de modo a evitar alergias.
- A pele do recém-nascido é extremamente fina e delicada e o bebé sente-se mais confortável com roupa macia.
Cuidados a ter com o bebé
- Nunca se deve tapar a cara do bebé, nem com a fralda de pano.
- Quando está no “ovo” deve estar sempre preso. Nem que a viagem seja até à esquina.
- Deve dormir no seu berço ou caminha de grades.
- Não se chupa a chucha e volta a dar ao bebé.
- Não se devem deixar restos de leite no biberão, pois estes são propícios ao desenvolvimento de bactérias.
- O bebé deve estar num sítio seguro, onde dificilmente possa escapar da vista do pai ou da mãe. De um momento para outro o bebé adquire a capacidade de se virar ou mudar de posição podendo cair facilmente.
Mudar a fralda
Para mudar a fralda, deve ter tudo o que necessita à mão:
- Resguardo para colocar por debaixo do bebé;
- Fraldas;
- Toalhitas ou compressas;
- Creme para o rabinho, se necessário.
Sono
O que fazer para um sono tranquilo?
- Deitar o bebé de barriga para cima.
- Pode colocar-se uma fralda de pano debaixo da cabeça, caso o bebé bolse.
- O colchão deve estar ligeiramente elevado na zona da cabeça.
- Não utilizar quartos muito aquecidos, é preferível vestir melhor o bebé.
Cólicas
O que fazer se o bebé tiver cólicas?
- Podem adquirir-se na farmácia alguns produtos que se juntam ao leite;
- Podem colocar-se na boca do bebé umas gotinhas próprias para os gases;
- Pode aquecer-se uma toalha molhada e dobrá-la em forma de quadrado, introduzi-la num saco de plástico bem fechado e colocá-la sobre a barriga do bebé quando estiver morna;
- Pode massajar-se a barriga do bebé ao de leve, desenhando círculos, no sentido dos ponteiros do relógio;
- Pode colocar-se um saquinho de sementes morno no antebraço e colocar o bebé de barriga para baixo em contacto com esse saquinho.
Os cuidados de higiene do recém-nascido
A higiene do bebé deve ser feita de cima para baixo, ou seja, da cabeça para os pés.
Olhos
- Limpar de fora para dentro com compressas e soro fisiológico.
- Utilizar compressas diferentes para cada olho.
Orelhas
- Limpar só o exterior do ouvido com compressas e soro fisiológico.
- A cera acaba por sair por si em pequenas bolinhas.
Banho de imersão
- O braço esquerdo do adulto segura a axila esquerda do bebé, servindo de apoio às suas costas.
- A mão direita lava o bebé (ou vice-versa).
- Para lavar as costas, vira-se o bebé segurando com a mão direita na axila direita girando-o sobre o braço esquerdo do adulto até ficar de costas para cima. A mão esquerda do adulto segura agora na axila direita para segurança do bebé (ou vice-versa).
Umbigo
- O umbigo cai mais ou menos uma semana após o parto.
- Pode ser tratado com álcool de 70º e compressas esterilizadas.
- As compressas podem ficar no local, não precisam de levar outra proteção por cima.
- É importante vigiar para ver se não desenvolve infeções.
- Se necessário, colocam-se umas gotas de álcool (sempre a 70º na fase final e depois de cair, com a ajuda de um cotonete.
Cortar as unhas do bebé
- O corte das unhas das mãos e dos pés faz-se a direito, não se devem cortar os cantos.
- Deve utilizar-se uma tesoura apropriada.
- No final pode passar-se uma lima fininha de cima para baixo das unhas.
Órgãos genitais
- A higiene dos genitais é uma parte fundamental na promoção da saúde da criança.
- Nas raparigas, especial cuidado com a vulva, limpando-a cuidadosamente. Para evitar alergias podem utilizar-se compressas com soro fisiológico.
- Nos rapazes, deve-se aproveitar o pós banho para puxar lentamente o prepúcio (pele) para trás sem forçar e, de seguida, voltar a largá-lo. A opinião médica divide-se em relação a quando começar, pois alguns referem não ser prudente puxar até aos três anos (enquanto utilizar fraldas) e simplesmente garantir uma boa higiene. Ambas as opiniões defendem que se deve abandonar o puxão brusco.
Dos 0 aos 3 meses
- O bebé já é mais sociável, não acorda apenas para comer, mas também, para conhecer melhor o que está à sua volta.
- Brinca muito com as suas próprias mãos, porque entretanto as descobriu.
- Começa a sorrir com a intenção de provocar uma reação e também como resposta a algo de que gostou.
- Gosta de rocas.
- Gosta de canções.
- Aprecia brinquedos com texturas e sons diferentes, cores vivas.
- Pode ter cólicas com alguma frequência.
Dos 3 aos 6 meses
Entre os 3 e os 6 meses o bebé evolui bastante. As rotinas diárias do bebé são importantes para que ele se possa ir apercebendo do que se passa à sua volta.
Marcos importantes dos 3 aos 6 meses:
- Emite muitos sons e gosta de palrar.
- Aos 3 meses o bebé já sorri com intenção.
- Olha com atenção à sua volta e tenta alcançar com o corpo o objeto para o qual está a olhar.
- Descobre a forma, o tamanho, o peso e a textura.
- Normalmente, já dorme a noite toda.
- É estimulado através da relação com os pais e outras pessoas.
- Gosta de brinquedos com textura e sons e de brincar no banho.
- Aprecia os sons e jogos de surpresa, como o “cucu!”.
- Começa a ser capaz de comer alimentos semissólidos e sólidos.
- Por volta dos 6 meses já se deve sentar e também já rebola.
Cuidados a ter dos 3 aos 6 meses:
- Nunca deixar o bebé sozinho no banho.
- Nunca deixar o bebé em cima do sofá deitado ou em cima de uma cama alta, ele já rebola e pode cair.
- Cuidado com os objetos pequenos porque o bebé pode levá-los à boca e engasgar-se.
Dos 6 meses ao 1º ano de idade
- Nesta fase o bebé começa a gatinhar, podendo mesmo começar a andar.
- Por volta dos 8 meses, o bebé pode chorar quando está perto de pessoas estranhas. É uma fase normal e passageira.
- Gosta bastante de atividades do tipo “aparece e desaparece” e “onde está?” e as escondidas.
- Começa a ter um brinquedo preferido, que o acalma quando fica mais agitado.
- Torna-se um pouco mais independente e quer fazer as coisas sozinho.
- Já percebe que os objetos que saem da sua frente não desaparecem e, por isso, procura-os.
- Atira objetos para o chão para adquirir a noção de causa – efeito.
- Já faz pinça com os dedos, apanha objetos pequenos.
- Imita os adultos, repete sons e já diz algumas palavras.
- Experimenta os sons podendo, por vezes, gritar, o que é normal.
- Gosta muito de brincar e até às refeições arranja motivos de brincadeira.
- Começa a largar e a ver onde caem os objetos. Não faz isto para irritar os pais, mas sim, porque está a descobrir como funcionam as coisas.
Cuidados a ter dos 6 meses ao 1º ano de idade
- Deve descer-se o estrado da cama, pois o bebé pode começar a querer levantar-se agarrado às grades.
- As tomadas elétricas e cantos dos móveis devem estar protegidos.
- As bebidas quentes não devem estar ao alcance da criança.
- O objetos perigosos devem também estar longe do alcance da criança (medicamentos, produtos de limpeza e higiene, vidro, louça, talheres, ferro de engomar).
Recomendações sobre disciplina dos 6 meses ao 1º ano de idade
- O bebé não tem “manhas” ou intenção de zangar a mãe ou o pai. Ele/a pode tentar manipular os pais, porque essa é a única forma que conhece para atingir os seus objetivos. É também normal que o bebé queira mexer em tudo. Faz parte da sua descoberta do mundo, uma vez que tudo é novo para ela/e.
- Não o castigue, tente antes impor-lhe alguns limites.
- Mostre-lhe por meio de expressões faciais ou dizendo em vários tons de voz que não deve mexer em certas coisas.
- Fale com um tom de voz firme e diferente do habitual, mostrando que não está a brincar.
Do 1º ao 2º ano de idade
Até aos 2 anos a criança já anda e já corre. Quer fazer tudo sozinha e afirmar-se, tendo, por vezes, comportamentos de desafio em relação aos pais e outras pessoas. Faz muitas gracinhas e o adulto consegue entender o seu vocabulário que é agora mais rico. Por vezes, os pais sentem que o/a filho/a se está a afastar deles, mas ele/a está só a ganhar a sua autonomia.
Brinquedos do 1º ano ao 2º ano de idade:
- Usa-se brinquedos como cubos de empilhar, jogos de encaixe e formas geométricas;
- Tanto os meninos como as meninas gostam de brincar com objetos usados nas rotinas da casa, como colheres, caixas de plástico, esfregonas, vassouras, tachos, panelas, entre outros;
- Gosta de brinquedos de puxar e de empurrar;
- Aprecia livros de imagens;
- Brinca experimentando as novas habilidades que consegue fazer com o corpo;
- Transporta os brinquedos de um lado para o outro;
- Gosta de imitar os adultos, suas expressões e posturas;
- Usa muito a massa de moldar;
- Gosta de construir legos e puzzles de tabuleiro;
- Pode usar lápis grosso para pintar.
Recomendações sobre disciplina do 1º ano ao 2º ano de idade
- As crianças até aos 2 anos testam muito os limites: os dos pais e de outros adultos.
- Os castigos por si só não resolvem tudo e o adulto não deve proibir a criança de se afirmar, mas sim, limitar-lhe alguns comportamentos (principalmente aqueles que põem a criança em perigo).
- As crianças já correm, pelo que é necessária maior atenção dentro e fora de casa.
- Só agora se deve introduzir a almofada na cama.
O Bacio
É na fase dos 18 aos 24 meses que se deve educar a criança a utilizar o bacio. Só nesta altura estará preparada para conseguir controlar melhor o seu corpo. A atitude inicial da criança é ignorar o bacio. Será nesta altura que a criança estará preparada para começar a pedir para ir ao bacio.
Estratégias para introduzir o bacio na rotina do bebé:
- O bacio deve ficar num local onde o bebé o veja bem (p. ex.: perto do quarto, à entrada da casa de banho).
- Não convém dar demasiada importância ao bacio porque isso pode aumentar a sua rejeição pelo bebé.
- A brincadeira pode ser uma boa ferramenta para conseguir introduzir o hábito de fazer as necessidades no bacio. Dar um objeto que o bebé goste, como um livrinho ou um boneco que o entretenha pode ajudar nesta fase.
- Se o bebé rejeitar o bacio, não deve forçar. Por vezes, o bebé está sentado no bacio muito tempo sem fazer chichi ou cocó e quando lhe colocam a fralda ele faz logo de seguida. Faz isso porque está habituado a fazer na fralda e não no bacio.
- Não o sente em frente à televisão pois ele deve perceber que está sentado no bacio para fazer as suas necessidades, não para ver desenhos animados.
- É preciso ter muita paciência. Não tenha pressa.
- É comum nesta idade a criança escolher um local para fazer as suas necessidades (ex: atrás das cortinas, num canto e pode sentar-se como se estivesse no bacio ou na sanita).
- Se tiver dificuldades nesta fase, consulte o seu médico assistente ou pediatra.
Do 2º ao 3º ano de idade
A criança até aos 3 anos está a aprender as regras e normas sociais. Centra-se muito no “é meu”, agarra-se às suas coisas e esconde-as. Pode fazer birras porque tem sono, porque está doente ou simplesmente porque está a ser contrariado/a. Ao crescer, a criança tem de aprender que nem tudo pode ser como ele/a quer.
Capacidades da criança dos 2 aos 3 anos de idade
- Aos 3 anos já controla as fezes e a urina e vai sozinha/o à casa-de-banho.
- Já diz frases completas e tem um vocabulário muito rico.
- Pode pintar com lápis de cor ou de cera grossos.
- Brinca com o quadro de escrever.
- Gosta de ouvir histórias.
- Aprecia mexer em plasticinas, fazer pinturas com os dedos ou pincel.
- Gosta de material para colagens.
- Anda de triciclo.
- Gosta de brincadeiras de faz de conta e de brincar com outras crianças.
- Gosta de ouvir música.
- A partir dos 2 anos a criança já pode ir ao dentista
- A partir dos 3 anos é possível que comece a ter terrores noturnos.
Disciplina dos 2 aos 3 anos de idade
O bom senso e um entendimento sobre a educação dos filhos é fundamental para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças. É importante que quem cuida e educa a criança (inclusive avós e outras pessoas), conversem sobre as regras que consideram importantes para a criança de forma a que todos atuem da mesma forma para com ela.
Muitas birras acontecem em locais públicos. Esta pode ser uma fase difícil para os pais, mas é muito importante ser firme com a criança. O sentido de humor e a paciência podem ser a chave para algumas birras.
A excessiva atenção alimenta a birra, pelo que uma estratégia possível pode ser não dar atenção à criança durante o período em que apresenta o comportamento desapropriado. Os adultos devem, no entanto, permanecer atentos para o caso da criança fazer alguma coisa que seja perigosa.
Terrores noturnos
É possível que a criança a partir dos 3 anos tenha noites mais agitadas e que acorde com medo, a gritar ou a chorar. A isto dá-se o nome de terrores noturnos.
Os terrores noturnos são normais e servem para libertar as tensões do dia-a-dia da criança. Por isso não se deve reprimir e muito menos ralhar com a criança por causa disso. O adulto deve procurar acalmá-la, ficar a seu lado durante algum tempo, explicar que já passou e que os pais estão ali com ela. Ter um objeto ou boneco especial de que gosta e que a acalma pode ajudar a criança nesta fase.
Segurança Infantil
Desde que nasce, a criança é curiosa em relação ao que está à sua volta. Vive em constante exploração do mundo: dos sons, das cores, dos objetos e de tudo o que a rodeia. Assim, é natural que queira mexer, tocar, lamber, cheirar ou provar objetos que estão à sua mão (também em casa).
Os seus cuidadores devem permitir que, dentro dos limites da segurança, a criança possa explorar o mundo à sua volta, o que é muito importante para o processo de crescimento e aprendizagem. Porém, devem fazer algumas modificações básicas dentro de casa para evitar acidentes desnecessários.
A melhor forma de saber o que fazer em caso de emergência é estar preparado/a antes de esta acontecer.
Tenha um “kit” de primeiros socorros sempre à mão:
- Desinfetante para feridas
- Pomada para queimaduras
- Fita adesiva e compressas esterilizadas
- Pensos rápidos
Mais informações sobre o Relatório de Avaliação sobre Segurança Infantil e prevenção de acidentes.
Estimular a linguagem
A comunicação e a linguagem da criança devem ser incentivadas desde o nascimento, em todas as fases de desenvolvimento, podendo os pais e educadores estimular a linguagem através de brincadeiras e experiências que favorecem a aquisição de competências e de vocabulário.