Projeto UEFGM – United to End FGM (Female Genital Mutilation)
Um novo website Europeu para combater a MGF – Mutilação Genital Feminina
Veja aqui o vídeo promocional de lançamento (versão PT)
Entre Setembro de 2015 e Setembro de 2017, a APF integrou um projeto europeu no combate à MGF. Promovido pela Universidade Tecnológica de Chipre (Cyprus University of Technology), envolveu organizações de 10 países da UE e ainda algumas organizações europeias tais como a Europol ou a EMA – Associação Europeia de Parteiras (European Midwives Association) e ainda a END FGM European Network, que é uma plataforma europeia de mais de 20 ONG (entre as quais a APF) envolvidas nesta problemática.
O projeto UEFGM foi financiado pela União Europeia e destinou-se à criaçao de um novo website sobre MGF.
Este instrumento, dirigido sobretudo a profissionais de várias áreas – Justiça, Ação Social, Asilo e Refugiados, Educação, Saúde e Proteção de Crianças e Jovens (na continuidade de um projeto anterior, também participado pela APF, que elaborou uma ação de formação online), está disponível em várias línguas, incluindo Português.
O projeto reformulou, ampliou e enriqueceu este curso de formação online, incluindo versões em 9 línguas europeias – Inglês, Francês, Português, Italiano, Grego, Holandês, Alemão, Castelhano e Sueco.
Para além do curso, o website disponibiliza páginas referentes a cada um dos países participantes, documentação relevante e ainda uma zona de contato direto com os destinatários, onde se realizam diversos eventos, nomeadamente webinars.
O website foi apresentado em Malta no dia 3 de Fevereiro de 2017 e, na sequência, apresentado nos outros países participantes.
Em Portugal, a apresentação pública da Plataforma UEFGM – Unidos para Acabar com a MGF: Plataforma Europeia de Conhecimento para Profissionais que Lidam com a Mutilação Genital Feminina (ver folheto de divulgação da Plataforma – versão portuguesa) realizou-se no dia 22 de Março de 2017, em Lisboa.
Sessão de abertura – João Afonso (CML – Vereador do Pelouro dos Direitos Sociais) ┃ Duarte Vilar (Diretor Executivo APF) ┃ Lisa Vicente (Direção Geral da Saúde)
Erradicar a MGF em Portugal e na Europa – A experiência da APF – Sónia Lopes (APF)┃ A experiência ao nível europeu – Natalie Kontoulis (END FGM)┃ As comunidades na mudança – Ussumane Mandjam (Projeto CHANGE PLUS)
Sessão de encerramento – Duarte Vilar (Diretor Executivo APF) ┃ Catarina Marcelino – Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade