Projeto Roteiro da UE para a Referenciação de Práticas Tradicionais Nefastas
Este é um projeto sobre casamentos precoces e forçados, uma prática tradicional nefasta existente em muitos países e também na União Europeia.
Promovido pela Universidade de Vechta (Alemanha), e apoiado pela União Europeia através do Programa JUST, este projeto envolve ONG da Áustria, França, Portugal e Reino Unido, e ainda o UNFPA – Fundo das Nações unidas para a População.
Trata-se de, a partir da escuta de vítimas de casamentos forçados ou precoces, e de profissionais de alguma forma associados à prevenção e combate desta prática nefasta, construir e testar um referencial de ação para profissionais a nível europeu que apoie profissionais e instituições a melhor lidarem com esta problemática.
Este instrumento – o Roteiro da UE para referenciação sobre o casamento forçado/precoce para profissionais de 1ª linha – já está disponível em várias línguas, incluindo versão portuguesa.
Será ainda elaborado e realizado um vasto plano de divulgação e disseminação dos materiais produzidos, não só nos países envolvidos no projeto mas noutros países da EU.