Projeto Gaia 100 Preconceito
A APF está a desenvolver o projeto Gaia 100 Preconceito, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s no eixo dos Grupos Vulneráveis. Em parceria com a Icelandic Humans Rights Centre, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Associação de Mediadores Ciganos de Portugal e o Agrupamento de Escolas de Vila d’Este, este projeto visa um trabalho de proximidade na promoção da inclusão social das pessoas ciganas residentes no Município de Vila Nova de Gaia.
No âmbito do Gaia 100 Preconceito pretende-se aumentar o acesso à saúde, principalmente à saúde sexual e reprodutiva, à educação, à empregabilidade e à justiça, combater a discriminação de que são alvo as pessoas ciganas, desmontando as representações sociais negativas existentes e promover a efetiva inclusão que garante o respeito pelos direitos humanos e o exercício de uma participação ativa e cidadania plena.
O Gaia 100 Preconceito tem como objetivos:
1. Promover o acesso de 100 pessoas ciganas a serviços de saúde, nomeadamente na área da saúde sexual e reprodutiva.
2. Capacitar 5 mulheres ciganas para o ativismo pela igualdade de género, prevenção e combate à violência de género e doméstica.
3. Promover a literacia financeira de 20 pessoas ciganas da comunidade.
4. Capacitar 6 jovens ciganos/as para a disseminação de modelos de sucesso educativo e profissional da sua comunidade.
5. Desenvolver competências e conhecimentos potenciadores da inclusão das pessoas ciganas, em 20 profissionais de saúde.
6. Desenvolver competências e conhecimentos potenciadores da inclusão das pessoas ciganas, em 50 profissionais de entidades da Rede Social de Vila Nova de Gaia.
7. Promover a desconstrução de estereótipos sobre as pessoas ciganas na população de Vila Nova de Gaia.
8. Capacitar 30 profissionais da Associação para o Planeamento da Família na área do advocacy.