Projeto – E-CAMPUS

E-CAMPUS END FGM: Portal de Aprendizagem Eletrónica e_learning para Profissionais

A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul) define a mutilação genital feminina/Corte (MGF/C) como uma forma de violência baseada no género que pode afetar negativamente a saúde mental e física das mulheres e raparigas a longo prazo. A formação neste âmbito a profissionais que lidam com a MGF/C na Europa é mais mais urgente do que nunca, uma vez que apenas três países da UE integraram essa formação no seu currículo nacional.
O projeto “END FGM E-CAMPUS” irá desenvolver uma plataforma online de aprendizagem e informação sobre a MGF/C. A plataforma será dirigida a profissionais de várias áreas e setores, saúde, área social, polícia, educação e sociedade civil, para que possam prestar apoio e proteção  adequados e especializados às mulheres e raparigas sobreviventes de MGF/C.
O programa será executado por uma equipa multidisciplinar de investigadores, académicos e outros peritos: O Mediterranean Institute for Social Gender Studies (MIGS), a Cyprus University of Technology (CUT/TEPAK), a European Network END FGM, a Associação de Planeamento Familiar em Portugal (APF), a Organização Italiana para as Mulheres e o Desenvolvimento Sustentável (AIDOS)  e o Grupo para a Abolição da MGF na Bélgica (GAMS Be)

O consórcio irá também trabalhar com parceiros associados, como o ACNUR e outras agências/instituições nacionais e internacionais ativas no domínio da MGF/C.