#ON_Sex – Direitos Sexuais e Jovens Vulneráveis

O Projeto #ON_Sex – Direitos Sexuais e Jovens Vulneráveis decorreu entre Abril de 2014 e Dezembro de 2015 e partiu da valorização da internet e das redes sociais como ferramentas privilegiadas à Educação Sexual, promoção dos direitos e prevenção do bullying digital, junto de jovens vulneráveis, seus educadores e famílias.

Segundo o Estudo EU Kids Online (2011), as crianças portuguesas são líderes no acesso à internet. O mesmo estudo indica que as crianças e famílias mais desfavorecidas são as mais afetadas pelos riscos da rede. Além disso, os fenómenos de violência sexual associados ao bullying digital, como a discriminação de género e a homofobia, são frequentes na vida dos jovens. A internet e as redes sociais são muitas vezes apontadas como fontes de disseminação viral de comportamentos negativos, com consequências ao nível do desenvolvimento saudável e da capacidade dos jovens para tomarem decisões informadas, em especial nos campos da sexualidade e dos afetos.

O Projeto #ON_Sex pretendeu reverter esta situação e utilizar a internet e as TIC de forma positiva, maximizando o impacto que estas ferramentas têm na vida dos jovens para criar instrumentos de Educação Sexual, destinados a capacitar educadores e ONG’s que trabalhem junto de comunidades socialmente vulneráveis. Os principais objetivos consistiram em promover a cidadania ativa e a defesa dos direitos, em especial os direitos sexuais, em ambiente digital, contribuindo para a capacitação e educação dos jovens, tornando-os assim menos vulneráveis a situações de violência ou de discriminação.

#ON_Sex – Direitos Sexuais e Jovens Vulneráveis é um projeto da APF, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Programa Escolhas, e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Parceiros:

Financiamento:

Destaques