Matosinhos 100 Preconceito

O projeto “Matosinhos 100 Preconceito” visa contribuir para a inclusão das pessoas ciganas. A atuação assenta numa lógica global, incluindo todos/as os/as agentes fundamentais com participação ativa neste processo de inclusão. A intervenção decorre em Matosinhos (nos Conjuntos Habitacionais da Biquinha e do Seixo), incidindo no combate à “ciganofobia” e à discriminação de que são alvo as pessoas ciganas, procurando desmontar representações sociais, mitos e preconceitos existentes, através da partilha de conhecimento sobre História e Cultura Ciganas, dando também visibilidade a casos de sucesso académico e profissional.

A promoção da igualdade entre mulheres e homens é uma temática trabalhada transversalmente em todas as atividades do projeto. É uma área fundamental para a inclusão social das pessoas ciganas. O empoderamento de mulheres ciganas contribui para acelerar o processo de mudança e de inclusão, assim como o desenvolvimento de conhecimentos e estratégias para prevenção de situações de violência doméstica e de género, contribuindo, consequentemente, para a promoção da igualdade de género.

Através das atividades desenvolvidas, este projeto apoiará a respetiva população ao nível da saúde, saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar, educação, formação profissional e emprego, perspetivando a inclusão social das pessoas ciganas nos vários sistemas sociais, possibilitando-lhes o exercício de cidadania plena.

O projeto “Matosinhos 100 Preconceito” conta com o apoio da ENICC – FAPE do ACM, IP e tem como entidades parceiras a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e União de Freguesias de São Mamede de Infesta; o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes; o Agrupamento de Escolas do Padrão da Légua; a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA); a Associação para a Educação de Segunda Oportunidade; a Associação MAIS – Matosinhos Apoia a Inserção Social e a Unidade local de Saúde de Matosinhos (ULSM).