CHAT PLUS- Changing Attitude Plus

blank

English version here

A MGF tornou-se uma preocupação europeia. Estima-se que cerca de 600.000 mulheres vivam com as consequências da MGF na Europa e que outras 190.000 raparigas e mulheres estejam em risco de serem submetidas a esta prática nociva só em 17 países europeus. Esta prática é amplamente reconhecida como uma violação dos direitos humanos; o Parlamento Europeu, na recomendação “Uma estratégia da UE para pôr fim à mutilação genital feminina em todo o mundo”, apela a uma ação urgente.

Objetivo Geral

O projeto CHAT PLUS tem como objetivo geral prevenir a Mutilação Genital Feminina/Corte(MGF/C) na Europa através da ativação dos jovens. A estratégia é focada no papel central dos/as jovens, que têm a capacidade de promover o diálogo sobre a MGF/C. A ação é implementada com um vasto âmbito europeu em Itália, Espanha, Irlanda, Portugal e Países Baixos; está prevista a realização de um evento final em Bruxelas, para chegar aos membros dos parlamentos da UE e às partes interessadas da UE.

Áreas de Intervenção

A área 1, diz respeito à Coordenação.

A área 2,  um convite à participação, envolve os/as jovens a serem formados/as como JAM (Jovens Agentes de Mudança)

A área 3, 375 atividades de comunicação sobre mudanças comportamentais são realizadas por JAM (Jovens Agentes da Mudança), visando a diáspora, as comunidades, pessoas resistentes à mudança, as autoridades locais, os pares e os profissionais.

A área 4, cooperação entre várias agências para combater a MGF/C é impulsionada com a participação dos/as JAM (Jovens Agentes de Mudança); uma declaração final da Juventude é apresentada durante uma reunião no Parlamento Europeu. Uma avaliação de impacto que mede a mudança de atitude e prática em relação à MGF/C.

Os resultados esperados

– Os jovens de origem migrante evidenciam-se contra a MGF/C a nível comunitário;

– Capacitação dos profissionais para desenvolver um ambiente propício à redução da MGF/C;

– Estabelecimento de uma cooperação e uma parceria eficazes entre os vários intervenientes para melhorar as práticas e os mecanismos contra a MGF/C.

O impacto a longo prazo

Redução do número estimado de raparigas em risco de MGF/C através de uma mudança de atitude das comunidades, a começar pelas novas gerações.

Parceiros:

FADV – FONDAZIONE L’ ALBERO DELLA VITA ONLUS | Italy

WASSU – FUNDACION WASSU | Spain

AkiDwA Ireland – AKINA DADA WA AFRICA LIMITED | Ireland

APF – ASSOCIACAO PARA PLANEAMENTO DA FAMILIA | Portugal

HIMILO – STICHTING HIMILO | Netherlands

 

Relatório sobre a Mutilação Genital Feminina em Portugal: este relatório é o resultado de um processo de discussão estruturado para garantir a representatividade e a participação ativa de todas as pessoas envolvidas, com especial enfoque as pessoas jovens agentes de mudança, com o objetivo de aprofundar a reflexão e fortalecer as recomendações apresentadas. Convidamos todas as pessoas interessadas a explorar este relatório e a contribuir para o fortalecimento das estratégias de prevenção, proteção e responsabilização no combate à MGF/C. Disponível em português e em inglês.

Open Call JAM (Jovens Agentes de Mudança)

blank

Saber mais

Link para candidatura aqui

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union the Guarantor Authority. Neither the European Union nor the Guarantor Authority can be held responsible for them.

blank

  • Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union the Guarantor Authority. Neither the European Union nor the Guarantor Authority can be held responsible for them.
Powered by Organon
Tens questões sobre sexualidade?