Cartão vermelho à violência de género!
Segundo o Instituto Nacional de Estatística foram reportados 26573 casos de violência doméstica no ano de 2019. Torna-se, pois, necessário erradicar crenças e valores negativos que mantêm este ciclo de violência transgeracional. Os estereótipos de género revelam-se fatores preponderantes na construção desta discriminação, colocando barreiras significativas à igualdade entre géneros e perpetuando modelos inter-relacionais produtores de violências diretas, estruturais e culturais.
O projeto Cartão Vermelho à Violência de Género! é um dos projetos apoiado pelo Prémio “Futebol para Todos” da Federação Portuguesa de Futebol. Partindo do princípio de que a desigualdade na participação feminina no futebol e no futsal é um dos reflexos das construções sociais vigentes, objetiva-se tirar partido do enorme potencial que estas práticas desportivas podem ter enquanto motores e alavancas sociais para a desconstrução de estereótipos com base no género.
Atividades:
– Realização dos workshops sobre igualdade de género dirigidos a públicos estratégicos: treinadores e dirigentes desportivos, professores/as de educação física e atletas.
– Realização da atividade “Futebol pela Igualdade”: através de uma ação simbólica em um ou mais jogos promovidos pela FPF, pretende-se dar visibilidade a esta causa e promover a realização dos encontros de futebol/futsal previstos.
– Realização de jogos futebol e jogos de futsal com equipas mistas
– Realização dos “Encontros pela Igualdade de Género”: serão convidados atores sociais relevantes na luta pela igualdade de género na prática desportiva. A súmula destas conversas será vertida para uma carta de recomendações e boas práticas, que será disseminada por todos clubes federados na FPF.
Carta de Recomendações “Aumentando a participação feminina no Futebol e Futsal, alavancando a igualdade de género”
Esta carta de recomendações é um produto do projeto “Cartão Vermelho à Violência de Género!”, promovido pela Associação para o Planeamento da Família e vencedor do prémio Futebol para Todos, financiado pela Federação Portuguesa de Futebol.
Sendo o seu objetivo imediato o aumento da participação feminina [2] no futebol e no futsal, pretende-se que o alcance desta meta concorra para a promoção da igualdade de género na sociedade portuguesa.
Parceiros
São nossos parceiros neste projeto os clubes Leixões Sport Club, o Desportivo de Leça do Balio, a Associação Juvenil Escola de Futebol Hernâni Gonçalves e o Maia Futsal Club. São também parceiros os seguintes agrupamentos escolares: Agrupamento de Escolas (AE) do Cerco, AE António Nobre, AE Eugénio de Andrade, AE Pêro Vaz de Caminha do Concelho do Porto e AE Padrão da Légua, AE Senhora a Hora, AE Óscar Lopes e o AE Irmãos Passos do Concelho de Matosinhos.