A APF é uma ONG nacional que tem como principal missão “contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas livres e responsáveis na sua vida sexual e reprodutiva, incluindo a promoção da parentalidade positiva”.
Tendo como postulados a promoção da saúde, a igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos humanos, a sua área de atuação privilegiada é a da saúde, assumindo-se no panorama nacional e internacional como referência na promoção da educação para os direitos sexuais e reprodutivos.
Nesse sentido, a APF e especificamente a APF – Algarve, domiciliada em Faro, tem vindo a desenvolver projetos de intervenção comunitária, estendida a toda a região, centrada na temática da prevenção do VIH/Sida, junto de públicos tidos como mais vulneráveis, nomeadamente a população imigrante, Trabalhadoras(es) Sexuais, Comunidade LGBTI, entre outros. Desde o ano de 2016, a APF Algarve também trabalha no âmbito do Tráfico de Seres Humanos, através da promoção de ações de formação e sensibilização para a problemática, bem como de uma equipa multidisciplinar de assistência a vítimas de Tráfico de Seres Humanos.
Assim, e na senda do nosso trabalho em prol da promoção da defesa e igualdade de Direitos Humanos, premissa essencial para a execução da nossa missão como instituição, vimos aprovado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) no passado mês de fevereiro de 2018 um projeto de intervenção na área da “Promoção da Igualdade de Género e no Combate à Discriminação com base na Orientação Sexual e Identidade de Género” elaborado em parceria com a Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano, uma associação juvenil de âmbito regional que tem como principal missão promover o desenvolvimento pessoal, considerando a natureza multifacetada do indivíduo.
Com este projeto, pretendemos na Semana do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia (dia 17 de maio) a realização de um conjunto de atividades que visam dar visibilidade às problemáticas sentidas pela Comunidade LGBTI e contribuir para desmistificação de preconceitos e consequentemente a discriminação que ainda subsiste na sociedade portuguesa.
Neste âmbito, realiza-se em Faro, no próximo dia 19/05/2018, a 1ª Marcha e Arraial – LGBTI, e então?
- Marcha pelos direitos LGBTI, num trajeto.pdf compreendido entre a Praceta do Infante (junto à escola Secundária João de Deus) e o largo da Madalena, em Faro.
- Arraial LGBTI, o primeiro a realizar-se no Algarve, intitulado “1ª Marcha e Arraial – LGBTI, e então?”