Publicado em

IDENTIFICA. RECONHECE. MUDA. | NOVA CAMPANHA APF #Quebra_o_ciclo

Todos os dias, inúmeras pessoas são vítimas de violência sexual e de género. Uma piada, um comentário, uma agressão, uma violação, um homicídio.

O nosso silêncio e inação cultivam um ambiente de desigualdade, discriminação, preconceito, abuso e opressão.

Esta campanha convida-te a agir para parar a violência sexual e de género. Para que todas as pessoas possam viver, desfrutar e expressar a sua sexualidade livre e positivamente, num ambiente de dignidade, igualdade e respeito.

blank

Durante os próximos meses, descobre nas redes sociais da APF os 17 POEMAS que apelam a uma nova atitude.

INSTAGRAM.COM/APFNORTE | INSTAGRAM.COM/APFSEDE

# POEMAS DE QUEBRAR CICLOS 

Quando deixamos passar certas piadas e estereótipos sobre género, papéis, identidades, expressões de género e atrações sexuais ou românticas, estamos a criar terreno fértil para a violência de género escalar destas formas mais subtis para outras mais explícitas (agressão física, violação, violência sexual e homicídio). Cortar o mal pela raiz é essencial para prevenir a escalada da violência. Não deixes passar.

# POEMAS DA MICROAGRESSÃO

As microagressões são pequenos atos, gestos ou comentários que parecem inofensivos, mas que pelo caráter repetitivo e pelos preconceitos que carregam, contribuem para a cultura de violência. Podem ser piadas machistas, homofóbicas ou transfóbicas, comentários depreciativos ou olhares invasivos  que, quando ignorados, ajudam a criar um ambiente onde a discriminação e a violência são toleradas.

Não existem piadas ou comentários insignificantes. Podem ter um efeito devastador nas vidas das pessoas, principalmente tendo em conta que podem estar a sofrer diariamente com estes comportamentos “inofensivos”. Não deixes passar.

# POEMAS DO CONSENTIMENTO

O consentimento é um acordo livre, sem coação, consciente, informado e voluntário, para participar em qualquer tipo de atividade sexual. Só um sim claro e inequívoco é sim. O consentimento pode ser retirado a qualquer momento. Qualquer pessoa pode mudar de ideias. É preciso ter a certeza que as pessoas envolvidas concordam de livre vontade em participar. Qualquer interação sexual, mesmo um simples toque ou um beijo, que aconteça sem consentimento é uma agressão sexual.

# POEMAS DO NAMORO

A violência no namoro pode incluir abuso físico, sexual e emocional e comportamentos controladores por parte da pessoa com quem tens uma relação atualmente ou por parte de uma ex. Se sentes que a tua relação está a violar os teus limites e os teus direitos, está na altura de a terminar. Procura pessoas que te possam ajudar, para sentires o apoio e empoderamento para dar este passo. Uma relação saudável é uma relação que faz uma pessoa sentir-se bem, segura, livre, estimada, valorizada, respeitada e aceite pelo que é.

# POEMAS DA DIVERSIDADE 

Tens direito ao teu próprio corpo e à tua sexualidade sem qualquer forma de discriminação, coação ou violência. Tens direito a expressar-te livremente e a viver a tua sexualidade de forma positiva e em segurança. Se os teus direitos forem ameaçados, denuncia. Procura ajuda.

blank

 

Powered by Organon
Tens questões sobre sexualidade?