O projeto “Cuida-te: Marvila com Voz”, promovido pela APF – Associação para o Planeamento da Família, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito da Medida 2: Intervenção Comunitária do Programa Cuida-te, teve início no passado dia 1 de outubro e visa a promoção do bem-estar biopsicossocial, com foco na saúde mental e saúde sexual e reprodutiva da população juvenil de Marvila.
Com a duração de um ano, destina-se a jovens entre os 12 e os 30 anos, profissionais de saúde, docentes e tem como objetivos reforçar a literacia em saúde, promover competências pessoais, prevenir a violência no namoro, criar espaços seguros e inclusivos e apoiar famílias e profissionais através de formação e capacitação.
As ações incluem sessões de educação em saúde, apoio psicológico e aconselhamento jovem, criação e disseminação de materiais pedagógicos, promoção da participação juvenil e do diálogo intergeracional, ações formativas e campanhas digitais de sensibilização.
A curto prazo, o projeto pretende fortalecer as redes locais e os canais de apoio, criando espaços seguros e de confiança para as pessoas jovens de Marvila. A médio prazo, visa capacitar jovens e profissionais, promovendo decisões mais informadas, reduzindo mitos e incentivando o diálogo aberto sobre saúde mental, sexualidade e bem-estar. A longo prazo, ambiciona contribuir para uma comunidade jovem mais saudável, informada e participativa, onde cada pessoa se sinta valorizada, ouvida e apoiada no seu percurso de crescimento e autonomia.


